sexta-feira, 21 de abril de 2017

Resenha: Um dia - David Nicholls


Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Paginas: 416
Ano: 2011

~~
Sinopse
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
~~

Nessa história vamos acompanhar um único dia do ano, durante 20 anos, da vida de Dexter e Emma. 15 de julho. Dia em que nosso casal principal se conheceu.

Se tem um livro que me fez sentir diversos sentimentos enquanto lia, o nome dele é Um Dia.
Admito que passei a maior parte da história sentindo raiva do Dexter. Isso faz da Emma a minha personagem favorita, mas esse fato não me impediu de sentir uma raivinha ou outra dela.

Foi da Emm que saiu um trecho que me fez pensar muito em algo que eu estava passando na época da leitura.


~~
"— Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. — Os lábios dela encostaram no rosto dele. — Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito."
~~

Eu fiquei pensando em como é possível você amar uma pessoa, mas não gostar mais dela. Não gostar da forma que ela está agindo e naquilo em que ela se tornou. Seja essa pessoa um amor ou um amigo.
A Emma definiu o que eu estava sentindo naquele momento, ela me ajudou a enxergar o sentimento.
Obrigada, Emma!

Emma e Dexter são o primeiro casal protagonista que eu torci para não ficarem juntos no final. Não conseguia gostar dele de jeito nenhum! Devido à imaturidade, egoísmo, irresponsabilidade etc, etc.
E pensem num casal especialista em desencontros e falta de diálogo! Dexter e Emma.

Porém, observando todos os acontecimentos futuros, até passei a aceitar o Dexter ali no finalzinho da história. Dex é um personagem que detestei, gostei um pouco e terminei sentindo pena dele, devido a todas as péssimas escolhas.

Existe uma frase, também ligada a Emma, que me deixou em choque por vários minutos, não colocarei aqui porque o spoiler seria dos grandes.

Após chorar horrores e prometer a minha amiga, quem me indicou essa leitura, que não recomendaria esse livro a ninguém e culpa-la muito pelo meu estado de ressaca literária monstra. Sério, eu a infernizei por semanas!

Eu recomendo a leitura e aconselho a ir preparado para a avalanche de sentimentos e até umas lágrimas derramadas... ou não, vai depender de você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha - Um milênio para amanhecer - Anne Venditti

Livro: Um milênio para amanhecer Autora: Anne Venditti Editora : Giostri Olá, pessoal! Vamos de livro nacional?...