sexta-feira, 21 de abril de 2017

Resenha: SIMON vs A AGENDA Homo SapieNS - Becky Albertalli


Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2016

~~
Sinopse:
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.
~~

Simon é um adolescente gay que, apesar de sentir-se confortável com sua sexualidade, não se sente pronto para sair do armário. Ele mantém uma espécie de relacionamento virtual com, o também adolescente, Blue, que não conhece pessoalmente e nem sabe quem é. Isso mesmo, tudo as cegas, só e-mails.

Porém Martin, um nerd metido a engraçado, descobre o segredo de Simon e passa a chantageá-lo. Quer sua ajuda para conquistar a menina que está afim, já que ela é uma das melhores amigas do adolescente.

Já iniciamos o livro conhecendo o Simon, mas e o Blue? Quem é Blue? Cadê ele?
A expectativa dele se revelar não foi pequena não!
Eu gostei do livro, achei super fofo até.
Os e-mails dos dois são ótimos!! Amei a interação deles.
Achei muito interessante a mente do Simon.

~~
"Acho que tenho dificuldade de me colocar no lugar dos outros às vezes. Acho que é meu maior defeito"
~~

Olha a empatia, menino! Vamos treinar isso aí.

Gostei do fato dele ser gay e estar seguro disso. Amei a família maluca e as amizades ótimas dele.
Fiquei até surpresa que o seu maior medo não era que todos descobrissem sobre sua sexualidade e sim pelo que Blue poderia achar disso. Ficar receoso, parar de manter contato e tudo o mais, já que ele também não se sentia pronto para revelar a todos sobre sua opção sexual.

Os dois estudam na mesma escola e sabem disso, só não estavam preparados, ainda, para um encontro no mundo real.

Desconfiei quem era Blue desde o princípio e fiquei muito satisfeita quando ele se revelou. Um amor!! Achei apenas que as consequências pelos atos do Martin foram poucas, queria algo mais severo e me vi não acreditando em todo arrependimento dele.

Adolescente ou não, só consegui ver uma pessoa dissimulada. Com indiretas, piadinhas camufladas de brincadeiras e toda essa coisa.

Acredito que não tenho o direito de me meter na vida e nem na sexualidade de ninguém. É algo pessoal. Ponto.

Martin é um personagem que não engulo. Toda vez que aparecia eu soltava um "Aff, lá vem!”.
Como costumo dizer: criei ranço dele.

O livro é curtinho e a leitura é dessas que flui.

Com final feliz, hein?! Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha - Um milênio para amanhecer - Anne Venditti

Livro: Um milênio para amanhecer Autora: Anne Venditti Editora : Giostri Olá, pessoal! Vamos de livro nacional?...